Sou designer gráfico autônoma, trabalho com criações gráficas tanto para material que será impresso quanto para usar na internet.
Por exemplo: eu faço tanto a criação de um logotipo quanto a criação de toda a identidade visual aplicada nos materiais. Também desenvolvo peças avulsas de uma identidade existente e/ou direcionadas para campanhas e coleções específicas…enfim, temos inúmeras possibilidades!
O Logotipo é a representação gráfica do nome da sua marca, podendo (ou não) ter adaptações/símbolo/mascote/etc.
A Identidade Visual (IdV) é quando tem, além do logotipo, um padrão de elementos que combinem entre si e são adaptadas a todo tipo de material do seu projeto e é construída com regras de uso de com cores, tipografia, grafismos e outrras características que definirão a personalidade da sua marca.
Não é recomendado criar um Logo sem uma IdV: a probabilidade dele perder a coerência no uso a médio/longo prazo é altíssima, trazendo mais prejuízo ao ‘remendar’ a cada uso aleatório do que ter uma estratégia que prevê algumas possibilidades de uso. Mesmo com o mínimo de materiais, a IdV possibilita a expansão coerente com a proposta.
Nós vamos conversar para você entender meu formato de trabalho e eu entender sua necessidade para poder orçar e estipular um prazo médio. Caso você esteja de acordo, vamos prosseguir com o pagamento e o envio das informações necessárias para eu iniciar o trabalho.
Vou te apresentar 1 solução dentro do prazo estipulado e, a partir disso, você tem direito a até 3 pedidos de alterações grátis dentro da mesma proposta. Caso ultrapasse o limite será cobrada uma taxa adicional, caso mude a proposta trataremos como um novo pedido.
Após o pedido ser revisado e oficialmente aprovado, vou te enviar os arquivos configurados para usar da forma que foi combinada previamente.
Pedidos ʻURGENTESʼ somente serão aceitos APÓS confirmação de disponibilidade prévia,
efetuando pagamento 100% ao iniciar e, no mínimo, em valor integral (SEM DESCONTOS)!
Depende do serviço a ser realizado e do grau de complexidade. Por exemplo: encomendar um bolo simples de fubá é diferente de encomendar um bolo temático de aniversário, que também é diferente de um bolo de casamento de 5 andares ou até de encomendar a festa inteira.
Por isso é importante que você responda tudo o que for questionado: eu preciso saber primeiro o que seu projeto é e do que você precisa nele para eu sugerir soluções adequadas, orçamento e prazo compatíveis.
O processo de criação é uma troca estratégica e, para atingirmos o objetivo do seu material, precisamos saber o cenário que ele fará parte sendo: o que, para que, como, onde.
No caso de materiais de uso impressos, é extremamente importante que a criação esteja alinhada com os padrões da gráfica que o cliente utilizará: os arquivos receberão as possíveis configurações e marcações de acordo com o material de impressão (ex: papel, plástico, metal, madeira) + tamanho + corte (faca padrão ou especial) + dobra/vinco + acabamento (ex: verniz/hot stamping/destaque localizado, visor, alto/baixo relevo, etc) que sua peça final terá.
Resumindo: para chegarmos ao destino final com sucesso, precisamos primeiro traçar a rota e, depois, iniciar o trajeto.
Criação é o modelo matriz de uma peça, ou seja: é desenvolvida do zero. Variação é uma peça alternativa a matriz, ou seja: é desenvolvida no molde da crianção.
Por exemplo: ao criar 1 peça para postar no feed das redes sociais fazer variações idênticas seja em outro esquema de cores, em outro formato (ex: para stories), etc.
Outro exemplo um pouco mais complexo: se uma linha de produtos alimentícios tem 4 sabores, a(s) embalagem(ns) de 1 deles foi a base de padrões (criação). Os 3 sabores restantes tem caracteristicas idênticas as do 1º, porém mudando somente o necessário para diferenciá-los (variação). Porém se forem linhas distintas (e/ou formatos que seja necessário criar novas matrizes), mesmo sendo da mesma marca, serão tratadas como criações distintas pois a demanda é mais complexa.
Se aplica em duas situações:
Guarde tudo com muito cuidado!!!
Seus arquivos são documentos da sua marca, e funcionam como matriz para reproduzir e/ou desdobrar para outros materiais corretamente.
Eu não os mantenho armazenados por muito tempo, senão teria que oferecer o serviço de backup (é inviável física e financeiramente).
Assim que forem entregues, os arquivos passam a ser de total responsabilidade do cliente. Sempre recomendo que guardem mais de uma cópia, principalmente quando a entrega é feita via upload em servidores por exceder o tamanho de anexos via email.
■ Transferência via PIX
■ Transferência bancária tradicional (bancos Inter ou Nubank)
■ Cartão de crédito (PagSeguro ou Pic Pay – sujeitos a taxas de parcelamento das plataformas)
■ Boleto bancário (acrescentar 2 dias úteis ao prazo devido a compensação do mesmo – sujeito a taxa de uso das plataformas)
Os valores serão aceitos: sinal de ʻ50% ao iniciar + 50% restantes na entregaʼ, ʻ100% ao iniciarʼ ou parcelamento (somente via crédito). Outras formas poderão ser aceitas mediante negociação e, se necessário, apresentação de contrato detalhado. Não terá início nem haverá entrega de arquivos sem garantia de recebimento de valores pendentes.